
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
 A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa) determinou a apreensão e inutilização dos produtos "Redufite" ou "Redufite Gold", e solicitou que as Vigilâncias Sanitárias Municipais verificassem a existência ou não da distribuição e comercialização irregular desses produtos em suas localidades.
A decisão é tomada três dias após a jovem Luana Raquel Eufrásio, de 23 anos, morrer depois de sofrer um ataque cardÃaco em Oeiras A famÃlia da jovem acredita que a parada tenha sido provocada pelo remédio para emagrecer que ela vinha tomando há cerca de seis dias.
"Ela comprou o remédio e dizia que não conseguia nem comer, nem beber água. Sempre com a barriga cheia sem espaço para mais nada. Foi aà que ela parou de ir ao banheiro, de se alimentar e o rim dela parou. Ela chegou a tomar o remédio por cerca de seis dias", explica Joice Madeira, prima da estudante.
A diretora da Divisa, Tatiana Chaves, informou que em Teresina, até o momento, não foi encontrado nenhum produto da marca referente, embora, após buscas realizadas pela equipe técnica da Divisa, foram identificadas publicidade e divulgação em estabelecimentos da capital por meio eletrônico. "Nós fizemos ainda inspeções em algumas clÃnicas de estética e outros estabelecimentos, mas não foi encontrada a comercialização do produto. Nós estamos também acompanhando as ações que estão sendo realizadas pelas Visas municipais no interior", relatou a diretora.
Ainda de acordo com a diretora, o consumidor precisa ficar atento às informações contidas no rótulo dos produtos. "Além disso, nós orientamos que em caso de dúvidas sobre um determinado produto ou medicamento, que a população faça busca frequente nos sites da Anvisa e da Vigilância Sanitária. Lá, são publicados diariamente os produtos irregulares, como medicamentos e cosméticos, através de Resoluções Especificas para cada produto".
A Anvisa é responsável pelo registro de medicamentos em todo o território brasileiro. Contudo, qualquer produto que possuir alegações terapêuticas, independentemente da sua natureza (vegetal, animal, mineral ou sintética), deve ser considerado medicamento e precisa de registro para ser considerado seguro e poder ser fabricado e comercializado.
Morte de jovem no PiauÃ
No último domingo (04) uma jovem de 23 anos identificada como Luana Raquel Eufrásio morreu após um parada cardiorespiratória em Oeiras sob suspeita de fazer uso do produto, que é utilizado como emagrecedor.
VEJA MATÉRIAS RELACIONADAS:
Oeiras: Jovem de 23 anos morre após tomar remédios para emagrecer
Primo de jovem que morreu após tomar medicamento para perder peso revela detalhes do caso