Yes!
Por Xico Carbó
Sábado de manhã, como sempre, vou ao Mafuá: frutas, verduras, legumes, folhas verdes, conversa fiada, às vezes uma breve visita ao Espaço Cultural São Francisco, do Cícero Manuel, no próprio mercado, ao lado de bodegas e mercearias. "Por esses dias, com a exposição "Todas as cores de Teresina" do fotografo piauiense Paulo tabatinga .
Neste sábado, no entanto, essa maresia de feira foi interrompida ruidosamente por uma socialite candidata a deputada, não sei se estadual ou federal (tanto faz), nunca dantes vista. Acostumada às altas rodas em Teresina e Brasília, a um preto clássico ou um retrô xadrez; portando camiseta básica e calça jeans, novinhas em folha, seguida por sua própria equipe televisiva e seu séquito de Claps, chegou distribuindo sorrisos, tipo Global esbranquiçado, e santinhos. Conversava com feirantes, como se os conhecesse há muito: prometia, solidarizava-se, comovia-se...
Vibrei em silêncio (como num gol do Cruzeiro Futebol Clube, dos tempos do craque Alcione e do goleiraço Castanhola) quando um senhor ao meu lado, segurando uma penca de bananas, gritou: “Nunca andou aqui!“ “Não sabia nem onde ficava o bairro!” “Agora aparece!” . Virou-se para mim, olhou-me nos olhos e, mais calmo, disparou: “Se o pai, ou marido, ou irmão foi, ela é, foi ou será... os netos, bisnetos, escancha netos... Ô herança maldita!” Fez uma pausa, escolheu uns pepinos e emendou: “Candidata de plástico. Só falta colar etiqueta com o preço”.
Também comprei bananas, pepinos, abacaxis... Dei uma olhada na banca de bolo frito. Quando ia embora, reencontrei-o na banca do Leal, falando sobre a “permissividade da legislação”, o nível das campanhas, as “doações” eleitorais e outros melindres.
Se eleita for, aquela candidata lerá um discurso na tribuna, enaltecendo as potencialidades do Piauí, nossa “vocação agrícola”. Dirá, com um sorriso triunfal: “Yes, nós temos bananas!”
*Xico Carbó é produtor e diretor teatral