
Oeiras: Grupo Sama, exportador de mel orgânico perde venda de 585 toneladas após tarifaço de Trump contra o Brasil
13/07/2025 - 13:24Empresa de Oeiras teve 585 toneladas canceladas após anúncio de taxação
A Penitenciária Regional de Oeiras, em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE) de Oeiras, promoveu nos dias 3 e 4 de julho a testagem rápida para hepatite B e C, HIV e sífilis na população carcerária. Essa ação, em alusão às atividades do Julho Amarelo, tem como objetivo reforçar a vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, além de promover estratégias de cuidado para as transmissões de HIV e sífilis entre os reeducandos da Penitenciária Regional de Oeiras.
Carlos Andrade, diretor da penitenciária, expressou seu agradecimento especial ao CTA/SAE de Oeiras, aos servidores policiais penais, à equipe de Enfermagem, Nutrição e demais colaboradores envolvidos nessa iniciativa.
Na quarta-feira, dia 5, a Penitenciária Regional de Oeiras recebeu a visita do presidente e da vice-presidente da OAB-SUBSEÇÃO de Oeiras, Dr. Fidelman e Dra. Evailsa, do Secretário Municipal de Cultura de Oeiras, Professor Júnior Viana, e da equipe da Secretaria de Cultura. Durante a visita, eles puderam conhecer as instalações da unidade e os trabalhos desenvolvidos, reforçando a parceria e o apoio a projetos futuros.
Para Carlos Andrade, essas ações, juntamente com outras realizadas diariamente pela equipe da Penitenciária Regional de Oeiras, estão alinhadas às diretrizes da Secretaria de Justiça do Piauí (SEJUS-PI), sob a determinação, orientação e apoio do Secretário e Subsecretário de Justiça, Cel. Carlos Augusto e Cel. Sousa Filho, além das diretorias e coordenações da SEJUS-PI. O diretor ressaltou que, nessa gestão, já estão sendo implementados vários avanços para a unidade, como a contratação de profissionais de psicologia, nutrição e saúde bucal, além do fornecimento de colchões novos, entre outras melhorias.
Carlos Andrade enfatizou o compromisso, a responsabilidade e o apoio do Secretário de Justiça, Cel. Carlos Augusto, do Subsecretário, Cel. Sousa Filho, nesse processo, bem como o valoroso trabalho dos policiais penais e de toda a equipe da penitenciária. Ele ressaltou que, embora os reeducandos tenham perdido o direito à liberdade, todos os outros direitos são assegurados por lei, incluindo assistência religiosa, saúde física, odontológica e psicológica, suporte familiar, jurídico, social, educacional, oportunidades de trabalho e estudo, em conformidade com os requisitos legais.
"É nosso dever institucional, como cidadãos e profissionais, desenvolver um trabalho que reflita o máximo possível na sociedade como um todo. Independentemente do tempo de pena a ser cumprido, um dia esses reeducandos irão retornar às suas famílias e à sociedade. Portanto, é por meio do nosso trabalho que podemos contribuir para que essas pessoas sejam melhores e não reincidam na prática de delitos, colaborando para uma sociedade civil organizada, baseada na ordem e na paz, que é o desejo e o merecimento de todos os cidadãos", concluiu Carlos Andrade.
As ações realizadas pela Penitenciária Regional de Oeiras, em parceria com instituições locais e com o apoio da Secretaria de Justiça do Piauí, demonstram o compromisso em proporcionar cuidados de saúde, ressocialização e reinserção social aos reeducandos. Além disso, a visita da OAB e da Secretaria de Cultura fortalece a parceria e a busca por projetos conjuntos visando o bem-estar e a reintegração dos detentos à sociedade.
A Penitenciária Regional de Oeiras reafirma seu compromisso em promover ações que contribuam para a transformação positiva dos indivíduos privados de liberdade, visando sua reintegração à comunidade. Através de parcerias, assistências e projetos futuros, a instituição busca fornecer as ferramentas necessárias para que os reeducandos possam reconstruir suas vidas e se tornarem cidadãos produtivos, promovendo uma sociedade mais justa e segura.