
Oeiras recebe nova ambulância do Samu para reforçar atendimento à população
17/03/2025 - 08:47O município de Oeiras será contemplado com uma ambulância dentro de processo de renovação de frota.
Na capital paulista, já foram registradas 39 mortes por dengue este ano de acordo com dados da prefeitura. Os casos ultrapassam 142 mil na cidade, com 76 bairros em epidemia da doença.
A partir de quinta-feira, 11 de junho, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) iniciarão a vacinação contra a dengue para todas as crianças de 10 a 14 anos residentes ou estudantes na capital, seja na rede pública ou particular. Horários de vacinação serão de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados nas AMAs/UBSs integradas durante o mesmo período.
Para receber a vacina, a criança precisa estar acompanhada por um responsável e apresentar documento de identidade, cartão de vacinação e comprovante de residência ou escola. A criança não pode ter tido dengue nos últimos seis meses. Informações sobre a vacinação podem ser encontradas em De Olho na Carteirinha.
A capital recebeu 177.679 doses do imunizante do PNI, distribuídas na terça-feira, 9 de junho, para os postos de saúde. O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, pede que os pais levem seus filhos às UBSs para receber a primeira dose. Até o momento, 2.084 doses foram administradas nas UBSs de Itaquera (zona leste) e Vila Jaguara (zona oeste).
Dentre as medidas de combate ao mosquito transmissor estão o aumento do investimento para ações de reforço, com destaque para a ampliação dos horários de funcionamento das AMAs, contratação de mais médicos, aumento do número de agentes nas ruas, e outras ações preventivas.
Na cidade de São Paulo, mais de 4.351.707 ações de combate ao Aedes aegypti foram realizadas este ano, incluindo visitas, vistorias, bloqueios de criadouros, nebulizações com drones, e demais atividades. A orientação é que a população denuncie possíveis criadouros através do Whatsapp do 156 (11 937123805) ou pelos canais oficiais da prefeitura.
No estado de São Paulo, foram registrados 245 óbitos por dengue este ano, com 509 mortes em investigação e mais de 497 mil casos confirmados. A prefeitura reforça a importância da colaboração de todos no combate à dengue para manter a saúde da população.