
Vale do Canindé FM é inaugurada nesta segunda-feira, 21, e fortalece a comunicação em Oeiras
21/04/2025 - 09:13Nova emissora inicia suas transmissões nesta segunda-feira com estúdio próprio, programação 24 horas e foco na valorização cultural
A chegada do mês de setembro é sentida com muita “quintura” pelos piauienses, isto porque ele marca o início do B-R-O-Bró, expressão usada para se referir aos meses em que o calor se intensifica no estado: setembro, outubro, novembro e dezembro.
No município de Oeiras, as altas temperaturas já vêm sendo experimentadas pela polpulação. Dentro das duas primeiras semanas de setembro, a cidade teve sua temperatura recorde há dois dias.
Conforme o Sistema Cruviana da Estação Meteorológica do IFPI, às 15h05 do dia 12 de setembro, Oeiras registrou uma temperatura de 38,9° graus, a mais alta do presente mês. Em 11 de agosto deste mesmo ano, o município chegou a marcar 39,2° graus às 17h35.
O que chama a atenção nos dados é que há uma variação a depender dos horários com temperaturas mais elevadas e temperaturas mais baixas. Na manhã do dia 01, das 05h05 às 06h05, a temperatura se manteve entre 21,7° e 21,4° graus.
Voltando ao dia 12, data de maior temperatura de setembro, Oeiras chegou a marcar 23,7° graus às 06:05h. Se compararmos aos 38,9° graus registrados no mesmo dia à tarde, temos uma diferença de 15,2° graus.
Outra variável do município que chamou atenção esta semana foi a umidade do ar. Nesta segunda-feira (12), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) mostrou que Oeiras atingiu o índice de 10% na umidade relativa do ar.
Segundo o Instituto, quando a umidade relativa do ar está abaixo de 12% há grande risco de incêndios florestais e danos à saúde como, doenças pulmonares e dores de cabeça.
FONTE: Cidades na Net