Geral
IBENS realiza segunda edição do projeto 'De poeta, músico e louco, em Oeiras todos têm um pouco'
Por: Da Redação em 18/10/2010 - 01:21
Entendendo que a pedagogia de projetos leva alunos e professores a transpor as barreiras das dificuldades pedagógicas, vivenciadas principalmente nesses novos tempos, a proposta educativa do Instituto Barros de Ensino – IBENS- pauta-se no desenvolvimento de competências e habilidades dos educandos; por isso, propõe anualmente o desenvolvimento de três projetos coletivos, sendo este projeto “De poeta, músico e louco, em Oeiras todos têm um pouco”, a culminância que ocorre no mês de dezembro, final do período letivo. A proposta desse trabalho é, além de despertar o gosto pela escrita, leitura e literatura, possibilitar ao aluno IBENS o conhecimento das potencialidades de Oeiras, e perceber-se também como potencialidade e competência, já que nossa proposta é retomar para Oeiras o título passado de “Cidade dos Cobrões”, destacando a competência já conhecida dos oeirenses.
Assim, cada nível de ensino se organizou em grupo, conforme a variedade de obras trabalhadas, sendo orientado por equipes de professores, com suporte da coordenação, que analisará as obras escolhidas, pesquisará Vida e Obra do escritor, médico e historiador Dagoberto Carvalho Jr.. Dentre as pesquisas, deverão acontecer entrevistas com familiares, amigos, estudiosos e todos que possam conceder impressões sobre o pesquisado.
Na sequência dos estudos os alunos produzirão variadas expressões literárias (textos opinativos, críticos, desenhos, comentários, cartas, releituras das obras, etc.) que possam traduzir a essência “Dagobertiana” de ser. Essas produções, juntamente com as produções sobre Eça de Queiroz, já realizadas, serão selecionadas e farão parte do Almanaque “Dagoberto de Carvalho Jr., no reflexo do realismo, um eciano em Oeiras do Piauí” produção coletiva, resultado desse projeto “De poeta, músico e louco, em Oeiras todos têm um pouco”.
Dagoberto Ferreira de Carvalho Júnior, médico, historiador, escritor, crítico literário e também poeta, é um dos mais oeirense dos seus filhos. Estudioso de Eça de Queiroz é pra nós, alunos e professores, um desafio atual, necessário e urgente, pois na realidade na sua obra encontramos denúncia do descaso com a memória histórica do passado e do presente oeirense. Assim, estudar e conhecer Dagoberto Carvalho Jr. é encontrar Oeiras em cada canto do mundo, principalmente no mundo queiroziano que ele traduz tão bem.
Os estudos, já iniciados desde agosto, trilham novos caminhos com a leitura e releituras das suas obras. A culminância desses estudos acontecerá entre os dias 01 a 04 de dezembro, com o resultado do aprendizado através das mais variadas expressões artístico-literárias a serem apresentadas ao público externo: pais, parentes amigos, convidados e sociedade oeirense em geral que goste de aprender. “Nesse momento acontecerá ainda o lançamento do 2º Almanaque, sobre Dagoberto Jr., e o 2º número do jornal “Revivendo o Cometa”, órgão de divulgação e cultura”, que circulou em Oeiras entre os anos 1971 a 1976, e que serviam de divulgação dos escritos do nosso pesquisado.