ENTREVISTA: Preta Lessa: uma lição de vida e resiliência na luta contra o câncer
03/12/2023 - 17:26Com uma visão única sobre a vida, Preta nos ensina sobre coragem, gratidão e a importância de sermos solidários uns com os outros.
 Visando proporcionar aos oeirenses um maior conhecimento daqueles que concorrem ao cargo de Conselheiro Tutelar, o Mural da Vila fará uma série de entrevistas com todos os candidatos.
As eleições para a composição do Conselho Tutelar de Oeiras acontece no dia 06 de outubro. O processo de escolha ocorrerá mediante voto direto, de forma facultativa e secreto dos eleitores do municÃpio. Poderão participar da escolha as pessoas maiores de 16 (dezesseis) anos que possuam tÃtulo de eleitor inscrito em sua respectiva região administrativa.
Na série de entrevistas, as perguntas serão exatamente as mesmas para todos os candidatos, primando pelo princÃpio da isonomia.
Conheça a candidata Maria das Graças. Confira!
1- GostarÃamos que você fizesse a sua apresentação, contando um pouco da sua história e formação.
Me chamo Maria das Graças, tenho 25 anos sou casada e tenho dois filhos. Sou formada em Técnica agrÃcola pelas EFADES e sou formada também em Rádio e TV pelo instituto Comrádio do Brasil, e trabalho atualmente como professora de aula de reforço para criança e adolescentes, um trabalho autônomo no qual tenho muito orgulho em exercer.
2-Porque decidiu disputar uma vaga no Conselho Tutelar de Oeiras?
Decidi disputar uma vaga de conselheira tutelar, porque trabalho com esse público e vejo de perto a necessidade de se cumprir o Estatuto da Criança e Adolescente mais a fundo em nosso municÃpio de Oeiras.
3-Qual é a sua proposta central para caso seja eleito (a)?
Caso eu seja eleita vou fazer cumprir os direitos de nossas crianças e adolescentes rigorosamente, para que nenhuma criança tenha seus direitos violados.
4-Como tem sido a divulgação e campanha para conseguir votos na comunidade oeirense?
Minha campanha tem sido divulgada através das redes sociais e principalmente de casa em casa, divulgando minhas propostas de trabalho, e também explicando o que é o Conselho Tutelar, pois muitas famÃlias tanto da zona urbana como da zona rural desconhecem esse trabalho, que tem uma importância muito grande dentro do nosso municÃpio.
5-Já fez parte de algum projeto voltado aos direitos da Criança e do Adolescente antes de concorrer ao pleito?
Somente como professora.
6-Em sua opinião, quais os maiores agravantes para o não cumprimento das leis do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e, quais medidas devem ser tomadas diante dos agravantes?
Sem duvidas são as drogas e as bebidas que nossas crianças tem contato muito cedo, além disso, também tem a questão social em minha opinião. Uma medida que deve ser tomada mediante esse problema é conscientizar e trabalhar não somente as criança e adolescente mais também a famÃlia e sociedade como um todo, a ter mesmo porque uma criança ou adolescente não vive isoladamente numa sociedade.
7- Quais os mais graves problemas das crianças e adolescentes de Oeiras?
Assim como em todos os lugares Oeiras não é diferente, o problema mais comum entre nossos jovens são as drogas e a prostituição.
8-Porque você é um (a) bom (boa) candidato(a) ao cargo de conselheiro (a) tutelar?
Sou uma boa candidata por que sou mãe e trabalho na educação de crianças e adolescentes de nossa cidade e porque vejo de perto a necessidade de se fazer cumprir o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) mais rigoroso em nossa cidade de Oeiras.