Moradores do Bairro Canela são contemplados com melhorias habitacionais e regularização fundiária em Oeiras
09/09/2024 - 16:07A ação, que garante a segurança jurÃdica dos imóveis, foi possibilitada através do Programa Reurb para Todos.
Por Lameck Valentim
A onda de violência é crescente não apenas nas capitais e nos grandes centros urbanos, mas atinge também as médias e pequenas cidades do Interior de todos os estados.
A falta de segurança pública passou a ser motivo de preocupação para moradores e comerciantes. Em Oeiras a onda de arrombamentos e furtos, os crescentes casos de crimes patrimoniais e assaltos à mão armada são uma realidade que tem tirado o sossego da população.
A questão da insegurança pública tem sido discutida em todas as rodas, grupos de whatssapp, redes sociais e todos têm a mesma pergunta: "até quando?"
Os portais de notícias todos os dias divulgam arrombamentos a comércios e residências em Oeiras e quando se espera que os casos diminuam, voltam a acontecer.
A sensação de insegurança toma conta de empresários e pequenos comerciantes que não ficam tranquilos durante o tempo em que seus comércios ficam abertos, ficam sempre alerta a qualquer ato criminoso. Há registro recente na cidade, de supermercados que foram alvo dos bandidos em plena luz do dia e um mercadinho que em seis meses foi arrombado duas vezes.
Assaltos à mão armada se tornaram comuns em Oeiras. Postos de combustíveis, farmácias, bar, supermercados, funcionário de supermercados e mais recente uma empresária e uma funcionária de uma farmácia foram abordadas por um homem armado, nas primeiras horas da manhã.
Diante de tantos casos, a população sente falta de um policiamento mais ostensivo, principalmente à noite. A sensação que se tem, é que as rondas policiais diminuíram. Durante a noite, quase não se ver as viaturas circularem pela cidade e a patrulha de motos que chegavam mais rápido às ocorrência também diminuiu sua ostensividade. Os carros da Polícia Militar ficam sempre em áreas próximas às agências bancárias. Enquanto isso, os bairros ficam à mercê dos bandidos.
Polícia prende e justiça solta
Outro dado importante em relação aos casos de arrombamentos em Oeiras, é que em sua grande maioria os autores são sempre os mesmos.
Logo após os boletins de ocorrência serem registrados, a Polícia Civil investiga os casos, chega aos ladrões, que são presos, mas que durante audiência de custódia são liberados pela justiça e assim, voltam a praticar os mesmos crimes.
Outro fator importante, é que Oeiras está há mais de seis meses sem um delegado titular. O delegado Antônio Nilton teve que se afastar por conta de problemas de saúde e desde então delegados substitutos respondem pela Delegacia Regional de Oeiras, acumulando com a sua delegacia de origem.
Com a falta de um delegado titular, a equipe de investigadores e agentes civis fica sobrecarregada e o trabalho comprometido, pois muitas ações são de competência exclusiva de um delegado.
O que vemos é que Oeiras vive um momento de grande insegurança e medo da população. Comerciantes fecham seus comércios e ao retornarem para suas casas, não conseguem descansar, pois fica o medo de que a sua empresa seja o próximo alvo dos ladrões. "Depois de um dia de trabalho que chego em casa para descansar, não consigo relaxar. Já tive minha loja arrombada, tive prejuízos e desde então, não me sinto segura, fica o medo de que isso possa acontecer novamente", disse uma microempresária que teve sua loja arrombada.
Diante de todos esses casos, os comerciantes são unânimes em afirmar que Oeiras precisa urgentemente de um policiamento mais ostensivo, de ver os policiais nas ruas, em especial durante a noite, e que estas rondas cheguem a todos os bairros da cidade, não somente no Centro comercial, próximo às agências bancárias.
É preciso que alguém, alguma instituição assuma a responsabilidade de combater isso. As instituições que têm o poder de combater esta situação precisam vir a público dar uma satisfação à sociedade.
"A criminalização virou 'normal', 'aceitável' e o pior: não dá em nenhum resultado efetivo de combate. A cidade todo dia recebe diversos relatos e fica por isso. O empreendedor oeirense além de todas as dificuldades de abrir, manter, gerir seu negócio fica refém de mais essa triste situação", desabafou um empresário ao Mural da Vila.
RELEMBRE ALGUNS CASOS:
(Clique no título e leia a matéria)
Metalúrgica e oficina de refrigeração são arrombadas em Oeiras
Ladrões furtam boteco e lava rápido em Oeiras
Em seis meses, mercadinho é arrombado pela segunda vez em Oeiras
Homem armado assalta empresária em Oeiras. Veja vídeo!
Mais uma loja é arrombada no Centro Comercial de Oeiras
Loja de celulares é arrombada no Centro comercial de Oeiras
Homem armado assalta supermercado em Oeiras. Veja o vídeo!
Oeiras: Ladrões assaltam supermercado e roubam moto para fugir
Homens armados assaltam farmácia no Centro de Oeiras
Homens armados rendem funcionários e roubam bar em Oeiras
Câmeras de segurança flagram assalto a posto de combustível em Oeiras
Oeiras: Ladrões quebram vitrô e roubam casa no bairro Oeiras Nova
Ladrões arrebentam forro e invadem mercadinho em Oeiras
Ladrões arrombam ateliê de costura em Oeiras
Casa lotérica, perfumaria e loja de variedades são alvos de ladrões no final de semana em Oeiras