
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
* Por Júnior Vianna
“Abre os meus lábios Divino Senhor, dirá minha boca o vosso louvor.”
Dentre as muitas celebrações religiosas de Oeiras, não se pode negar que a maior delas é a Festa do Bom Jesus dos Passos, onde inúmeros devotos fazem das ruas da cidade uma verdadeira Via Crucis, rememorando os suplícios de Cristo rumo ao Calvário, como assim é relatado nos textos bíblicos. Revela-se um evento fascinante, onde o clero e a cristandade explicitam o sentimento da Paixão, não a encarnada, mas a roxa, a cor litúrgica que transparece o amor piedoso, o encarnado que amargurou.
Adentrar nesse universo religioso é ter contato com inúmeros elementos simbólicos, que em simplicidade possuem um valor muito grande para os devotos. Os símbolos estão por todas as partes demarcando a sacra passagem. São objetos ou rituais que materializam a fé de um povo sertanejo que desejam melhores dias.
Durante a Festa dos Passos em Oeiras, um dos momentos mais marcantes e repleto da mais fina simbologia popular é o Oficio dos Passos, um misto de orações e cantos, proferidos por pessoas comuns, uma epopeia cantada, onde o nome de Jesus é mencionado por mais de cem vezes, possui em torno de 400 versos decassílabos, divididos em onze partes. A sua composição guarda semelhança com os versos dos cordéis das feiras do nordeste do Brasil. Assim, essa oração cantada narra todo o martírio e morte de Cristo, numa linguagem simples e com uma melodia tristonha.
Contudo, são homens e mulheres, muitos deles anônimos, que direta ou indiretamente fazem parte dessa história, conservando no âmbito de suas famílias, ensinamentos, que outrora foram de seus antepassados. Dessa maneira, a devoção permanece viva, materializada nos símbolos e, sobretudo, na vivência dos devotos, que fazem desse momento uma narrativa da sua própria vida, quando estes se dedicam a manter essa tradição secular. A festa dos passos em Oeiras é uma das maiores demonstrações de fé do povo sertanejo do Piauí, são práticas e representações encravadas na cultura e no imaginário popular e que permanecem vivas na história da cidade.
* Júnior Vianna é historiado e membro do Instituto Histórico de Oeiras
CONFIRA AS FOTOS DO OFÍCIO AO BOM JESUS DOS PASSOS NO ÁLBUM ABAIXO
FOTOS: ADLEUZA PACHECO