
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
Acontece em Picos, a II Conferência de Igualdade Racial, onde serão discutidas políticas públicas para implementação no dia-a-dia pelo governo do federal, estadual e municipal. Áreas como a educação, saúde e esporte serão debatidas para indicar como o negro e outras minorias estão inseridas nestes contextos.
Para Gilson, militante do movimento negro e um dos organizadores do evento, a força de mudança da realidade socioeconômica do negro tem que partir principalmente do poder público. “Os gestores é que vão discutir com a sociedade. Ainda existe uma camada da sociedade que é colocada a margem das discussões”, disse.
Um tema sempre discutido quando se fala em igualdade racial é a o sistema de cotas. Sobre o assunto, Gilson diz que além de facilitar para que o negro ingresse no mercado de trabalho, como também é uma forma de reparação da situação de descaso que ainda hoje é vista. “Como vamos disputar uma vaga na universidade com quem tem condições de dar um ensino melhor a seus filhos”, disse.
Para Gilson, a cidade de Picos está inserida nas discussões nacionais já que é tem representantes do movimento negro ativo e por se localizar em uma região de tribos quilombolas. Além dos debates, serão escolhidos delegados para representar a região em um congresso nacional que acontecerá na cidade de Brasília.
Riachão Net