
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
 Os produtores rurais do assentamento Fomento (Boa Esperança) em Oeiras, foram contemplados com projeto de irrigação, que visa cultivar mais de dois hectares de terras com o plantio de hortaliças, entre outras culturas, destinando assim a assegurar o trabalho e o desenvolvimento rural sustentável das famÃlias do assentamento.
Elaborado, através de estagiários do IFPI (Instituto Federal do PiauÃ) e da Escola FamÃlia AgrÃcola, que estagiavam no Sindicado dos Trabalhadores Rurais como requisito fundamental para formação técnica, esses estudantes viabilizaram o projeto através de uma visita técnica ao assentamento Fomento (Boa Esperança), juntamente com alguns membros do sindicato. Durante a visita constataram que um grupo de mulheres trabalhava no cultivo de hortaliças sem irrigação ou qualquer outro tipo de preparo.
Com o objetivo de melhorar a produção e facilitar o cultivo, os estagiários apresentaram o projeto ao Secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Lima, sendo de inÃcio um projeto de meio hectare, mas o secretário pediu que refizessem o projeto para dois hectares.
Através de emenda parlamentar do deputado federal Assis Carvalho o projeto está sendo implantado. A emenda foi liberada para as áreas de irrigação na região de Oeiras e através de parceria com o sindicato foi possÃvel comprar vários kits de irrigação para atender esse e outros assentamentos. Atualmente o assentamento Fomento conta com 48 famÃlias. No entanto, trabalhando na área de hortaliças tem em média 30 famÃlias.
O objetivo do Projeto é diminuir a mão de obra e aumentar a produção por escala na região de Oeiras. Cada famÃlia irá trabalhar uma cultura diferenciada, sendo assim todas beneficiadas.
De acordo com o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Oeiras, Gilmar Fontes, uma das prioridades da instituição é firmar parceria com o (IFPI), Escolas AgrÃcolas e Emater, para trabalhar a assistência técnica desses projetos, visando uma maior aceitação e melhoramento, desde que atenda de forma profissional os trabalhadores que estão imbuÃdos com projetos deste porte na região de Oeiras.
"Outras iniciativas estão em pauta para implantar novos sistemas de irrigação em Oeiras, para que possamos trabalhar cada região e suas potencialidades e, assim, garantir o desenvolvimento de todas. Já estamos fazendo aquisição de novos projetos e pleiteamos novas maquinas, além de mais emendas que possam garantir o desenvolvimento do setor", disse Gilmar Fontes, acrescentando outras comunidades que estão sendo atendidas: Soares, Buriti do Rei com projeto de caprinocultura, que já tem recursos assegurados para projeto de avicultura no povoado Alagoinhas, outro de piscicultura para a comunidade Vista Alegre, Avicultura e caprinocultura na comunidade Várzea Branca, horticultura e avicultura para o Assentamento chapada do Fio.
"Estamos analisando as potencialidades de cada local, pois queremos aplicar em nossa região até o final do ano via governo do estado, sindicato e também por meio de emenda parlamentar mais de 3 milhões de reais. Essa é uma quantia significativa, que vem para melhorar a vida das pessoas, para que tenhamos uma atividade de forma profissional. Queremos ter um retorno produtivo e com isso garantir o sustento e a rentabilidade através do aumento da produção", pontuou o presidente.
Gilmar Fontes afirmou, que já pensa em criar uma feira agropecuária para os produtores divulgarem e comercializarem seus produtos, e que tudo será feito para melhorar a vida do produtor rural. "A feira será um canal de divulgação e comercialização das riquezas que a região venha a produzir," finalizou o presidente.