
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
Segundo o PIB dos Municípios Brasileiros referente ao período de 2003 a 2007 auferido pelo IBGE, dos cinco municípios com o menor PIB, ou pior distribuição de renda, quatro estão no Piauí.
Os municípios de Olho dÁgua do Piauí, São Luis do Piauí, São Miguel da Baixa Grande e Santo Antônio dos Milagres estão na ponta de baixo da relação da produção e distribuição de riquezas pela população. A maioria dos habitantes destas quatro cidades vive basicamente do programa Bolsa Família e não têm perspectivas de emprego e têm baixíssima escolaridade.
O produto interno bruto (PIB) representa a soma de todos os bens e serviços produzidos numa determinada região, durante um período determinado. O PIB é um dos indicadores mais utilizados com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região. Os indicadores econômicos indicam os valores dividindo se esse valor pela população da região, obtém-se um valor médio per capita. O valor per capita é o indicador utilizado para analisar a qualidade de vida em uma região, a renda total é dividida pela população.
O município de Olho dÁgua do Piauí fica a 95 quilômetros ao Sul de Teresina e tem uma população de 2.625 habitantes. O município fez aniversário de emancipação no dia 14 de dezembro e é administrado pelo funcionário público Antônio Leal da Silva (PSB) que teve 1.076 votos. Esta cidade, segundo o IBGE, lidera o ranking do pior PIB do Brasil.
A realidade de São Luis do Piauí não é diferente. A cidade fica a 345 quilômetros a Sul de Teresina e tem uma população de 2.550 habitantes. O prefeito é o trabalhador rural Francisco João da Silva, o Tim (DEM), que teve 1.270 votos. O PIB per capita de São Luís também é sofrível. As oportunidades de emprego e investimentos no município de São Miguel da Baixa Grande, a 138 quilômetros ao Sul de Teresina, também são pequenas. A população na sua maioria sai da cidade para estudar e trabalhar em outros centros. A cidade de 2.069 habitantes é administrada pelo prefeito Afonso Damásio da Silva (PSDB).
Ontem, 16, o governador Wellington Dias esteve no município onde descerrou a placa inaugural das obras da Ponte do Rio Dantas e depois participou de uma solenidade na Câmara Municipal, onde autorizou a implantação do núcleo da universidade aberta e inaugurou as obras de eletrificação rural, do programa Luz para Todos, na localidade Nazaré.
No município de Santo Antônio dos Milagres, a 119 quilômetros ao Sul de Teresina, a população de pouco mais de 1.950 habitantes vive na dependência de programas sociais e assistenciais. A principal fonte empregadora é a prefeitura e a principal renda é a agricultura de subsistência. O comércio é muito fraco e gira em torno do pagamento do funcionalismo público e dos programas sociais. A maioria das vendas é feita fiado, anotado em caderneta para o pagamento de acordo com o repasse do Bolsa Família e o pagamento do funcionalismo público municipal. O município é administrado pelo comerciante Raimundo Francisco Neves de Sousa (PTB) que teve 758 votos, a prefeita anterior era sua esposa Rosely Pereira de Araújo Sousa. A população não quer mais fazer roça e aguarda o recebimento dos recursos dos programas sociais. No município falta emprego e escolas.