
Prefeitura de Colônia do Piauà investe na educação com entrega de equipamentos escolares
30/04/2025 - 16:58Prefeitura fortalece estrutura das Escolas Municipais Eliseu Barroso e Monteiro Lobato com novos recursos
Da Redação-Mural da Vila
A Secretaria de Saúde de Colônia do Piauí deu início neste dia 04 de setembro às atividades alusivas ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio
A primeira atividade realizada foi uma capacitação sobre o e manejo e prevenção ao suicídio, que ocorreu na Câmara Municipal de Colônia do Piauí, teve como objetivo instruir os profissionais no uso de ferramentas de prevenção, não só nos estabelecimentos de saúde, mas em diversos âmbitos e qualificar e promover a reflexão sobre o manejo dos casos de comportamento suicida.
De acordo com o secretário Luciano Dantas, falar sobre o tema suicídio ainda é um tabu, pois a sociedade ainda toma atitudes de silenciamento e distanciamento. Segundo ele, o suicídio é um problema de saúde pública que requer atenção e prevenção sendo que o estigma em relação ao tema impede a procura de ajuda. "Falar de forma responsável sobre o fenômeno do suicídio opera muito mais como um fator de prevenção do que como fator de risco", afirma Luciano Dantas.
Durante o mês serão realizados diversos eventos, como a capacitação que aconteceu no dia 04. Já neste sábado, 07, a equipe da Secretaria de Saúde estará presente no projeto Prefeitura Itinerante, no povoado Marrecas. Já no dia 17, a equipe terá um momento com o grupo de Idosos, em parceria com CRAS. Já no dia 18 acontecerá a exibição de um filme, dentro do projeto Cine Escola, em que será exibido um filme sobre valorização da vida, para alunos do Ensino Fundamental Maior e Ensino Médio.
Na abertura das atividades do Setembro Amarelo, a prefeita Lúcia Moura esteve presente e ressaltou a importância desta campanha: "O suicídio deve ser encarado como caso de saúde pública, por isso a importância de debater o tema em um evento interdisciplinar, envolvendo diferentes áreas do conhecimento. E, ao contrário do que a maioria das pessoas imaginam, as pessoas com tendência ao suicídio demonstram sinais que requerem atenção e cuidados. É muito importante que exista o apoio àquela pessoa para que ela se sinta protegida, amada e com possibilidades de seguir adiante seu caminho, por isso se faz necessária essa capacitação em menejo e prevenção do suicídio", disse a prefeita.
Problema de saúde pública - desde 2015, o mês de setembro é dedicado, no Brasil, a divulgação, alertas e orientação sobre a prevenção do suicídio, questão considerada um problema de saúde pública. Atualmente, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 19 anos. Todos os dias, pelos menos 32 brasileiros tiram suas próprias vidas. Ajudar a reduzir esses números, promovendo a maior compreensão sobre o comportamento suicida é a intenção do Setembro Amarelo.
"Pensamos sempre em ações positivas, orientadas e com base na Organização Mundial de Saúde (OMS) para enfrentar o suicídio. Capacitação, atualização e estudos de prevenção do suicídio contribuem para acolher um paciente em crise, fazer o encaminhamento e ter uma conduta correta, além também de orientar os estudantes e a população idosa, tendo em vista que dados mostram que jovens e idosos estão muito vulneráveis ao suicídio, além de acolher os familiares destes pacientes", finaliza Luciano Dantas.