
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
 Nos últimos 15 anos, a sociedade aprendeu que o campo está vivo. Seus sujeitos se mobilizam e produzem uma dinâmica social e cultural que precisa ser compreendida. A educação e as escolas FamÃlias AgrÃcolas também são protagonistas dessa dinâmica. O movimento por uma Educação do Campo pretende obter maior atenção dos governos federal, estaduais e municipais para seu dever de garantir o direito à educação para milhares de crianças e adolescentes, de jovens e adultos, que trabalham e vivem no campo.
CAMPO - Significa mais do que o perÃmetro não-urbano, incorpora os espaços da floresta, da pecuária, das minas, da pesca, caiçaras, ribeirinhos, extrativistas e da agricultura. É a ressignificação do CAMPO como espaço de possibilidades.
A agricultura familiar é responsável por garantir alimentos saudáveis e de qualidade na mesa de brasileiras e brasileiros, tanto que 70% da produção de alimentos consumidos provêm deste setor. É por isso que a Agricultura Familiar é reconhecida como ação concreta de promoção do desenvolvimento local com sustentabilidade econômica, social e cultural.
Foi com essa dinâmica que a escola FamÃlia AgrÃcola Dom Edilberto - EFADE IV Caldeirões - Oeiras realizou no último dia 31 de outubro com o apoio da FUNDED esse Seminário com uma vasta programação dentro do tema proposto onde pode contar com a presença de várias entidades Públicas Municipal, Estadual, IFPI e 8ª GRE e a Escola FamÃlia AgrÃcola de Elizeu Martins (EFAEM) culminando esse evento com a visita de campo na área produtiva da escola.
Esse seminário só foi possÃvel com o trabalho coletivo da EFA, alunos, monitores, FUNDED, CEFAS e parceiros. A EFADE IV busca desenvolver um trabalho de relevância na região de Oeiras e cidades vizinhas, a qual proporciona aos adolescentes e jovens uma escola comprometida com a realidade local. A presença desta Escola significa muito para aquelas famÃlias que ainda mantém a esperança em viverem do cultivo da terra, pois além de trazer uma proposta interdisciplinar, permitirá que o aluno vivencie a prática reflexiva, fazendo uma troca de saberes entre o espaço e o tempo do campo praticando o estudo teórico e prático. A Escola FamÃlia AgrÃcola, é um projeto voltado para a população do campo. Consolidou-se porque acreditou no homem do campo e na possibilidade de promover uma educação diferente que resgatasse o valor da terra e que tornasse o agricultor familiar autossustentável.
Toda sociedade vive porque consome; e para consumir depende da produção. Isto é, do trabalho. "Toda a sociedade vive porque cada geração nela cuida da formação da geração seguinte e lhe transmite algo da sua experiência". Não há sociedade sem trabalho e sem educação. (Leandro Konder)
CONFIRA MAIS FOTOS NA GALERIA ABAIXO